“Acessibilidade – Ver o mundo com outros olhos!”

Actualização do Modelo Conceptual

Nota: o artigo seguinte apresentará um protótipo Lo-Fi do sistema. Nesta fase, o protótipo é apenas apresentado como rascunho, sendo que na próxima semana conto publicar um protótipo mais detalhado, composto pelas fotografias mencionadas neste artigo e realizado em Macromedia Freehand.

Em primeiro lugar, é necessário focar o facto de ter sido obtida uma resposta negativa por parte da Escola EB 2,3 de Gomes Teixeira. Neste sentido, foi contactado o Colégio Luso-Francês do Porto, que prontamente marcou uma reunião com a sua Direcção para a próxima segunda-feira, dia 15 de Outubro.

Como referi no primeiro artigo referente ao Modelo Conceptual, o sistema será composto por duas secções, em que a primeira será uma introdução ao tema (acessibilidade) e a segunda uma breve descrição do mesmo.

Assim, o utilizador ao “entrar” no cd-rom visualizará automaticamente a introdução, sendo que poderá “saltar” a mesma (skip intro) a qualquer altura, passando, então, para a secção mais explicativa do sistema. Na introdução, o utilizador poderá ver uma espécie de “filme” introdutório ao conceito. Esta será, pois, uma narrativa linear sem grande necessidade de interacção por parte do utilizador, que apenas poderá “saltar” a introdução caso deseje.

Em todo o sistema, serão utilizadas metáforas relativas à escola e que remetem para o carácter educativo do cd-rom. Neste sentido, o design será constituído pelo quadro e pelo giz, utilizados nas escolas para fornecer informações aos alunos durante as aulas. Com o objectivo de conceder ao sistema um carácter real, serão tiradas fotos a um quadro nos diversos frames necessários ao desenvolvimento do projecto. Assim, não só o fundo (quadro) será real, como a tipografia (uso do giz para escrever no quadro o pretendido), as animações e as cores (uso do giz nas diversas cores). Na introdução do sistema, todos os frames serão constituídos, portanto, por fotos reais, embora posteriormente estas sejam trabalhadas no Macromedia Flash para lhes ser dada a apresentação e os comportamentos pretendidos.

A primeira secção do cd-rom será composta por 12 frames, sendo que todos eles serão constituídos por, basicamente, os mesmos elementos: o quadro como fundo, o elemento fulcral de cada frame no centro do mesmo e a representação de um giz (a saltar) no centro inferior direito, o que servirá para o utilizador “saltar” a introdução. Todos os elementos (texto e imagem) serão produzidos directamente no quadro e, no decorrer da apresentação, surgirão como se estivesse, a ser produzidos no momento. Por exemplo, a expressão “Era uma vez…” (que aparece em todos os frames que introduzem uma imagem, animação ou som e a sua posterior descrição) será apresentada letra a letras. Isto contribuirá para atingir o objectivo de criar uma interface similar e familiar a uma entidade física, ou seja, neste caso, à escola em si.

Na segunda secção do sistema, serão também utilizadas fotos do quadro e o aspecto do sistema manter-se-á consistente com a introdução. No entanto, nesta secção o objectivo é o conciliar o real com o virtual, havendo, por isso, aspectos em que se continua a recorrer ao giz e outra (uma pequena janela onde surgirão os conteúdos de cada item do menu) onde os conteúdos e o seu aspecto serão produzidos virtualmente. Assim, o fundo será constituído pelo quadro (que se mantém uma constante ao longo de todo o sistema) e o nome do sistema assim como o menu serão escritos no quadro com giz, tal como na primeira secção do cd-rom. Ao passar-se com o cursor por cima de cada item do menu, este ficará sublinhado com a cor que lhe estará inerente. Ao clicar no item, este ficará sublinhado enquanto o utilizador consulta o seu conteúdo, o que permitirá que este se situe, sabendo sempre onde está e o que está a visualizar. As cores utilizadas serão quentes e apelativas como o amarelo, o laranja, o cor-de-rosa, o verde escuro ou outras. Também o sublinhado será produzido no próprio quadro e, consequentemente, nas fotos utilizadas para a realização do cd-rom. Ao clicar no item pretendido, o utilizador poderá ver o conteúdo do mesmo numa pequena janela do lado esquerdo do menu (situado no lado direito da interface, na horizontal), sendo que não será aberta uma nova janela para a apresentação dos conteúdos. No primeiro frame da segunda secção, onde é apresentado pela primeira vez o menu, esta janela estará preenchida pelos símbolos referentes à acessibilidade (o símbolo do mundo físico e o dos sítios web acessíveis). Os conteúdos serão compostos por texto, imagem (pequenas infografias) e, caso necessário, setas que permitam ao utilizador avançar ou recuar nos conteúdos. Para além do mapeamento de cores ser feito através do sublinhado, é necessário realçar o facto de o fundo da pequena janela mudar segundo o item em questão e a cor que lhe está inerente.

Em relação aos itens do menu, os nomes atribuídos no protótipo apresentado no artigo seguinte poderão ser alterados, assim como a sua disposição.

As infografias serão estáticas e apresentadas os seguintes conteúdos: definição de “cidadãos com necessidades especiais” numa pequena secção referente às estatísticas da população portuguesa e “Acessibilidade e Computador” na referência às ajudas técnicas.

Como já foi dito no primeiro modelo conceptual, o design do sistema será, assim, simples e minimalista, não se pretendendo que este tenha um aspecto muito “infantilizado”, pois o público-alvo está na pré-adolescência, fase onde há uma enorme ânsia de crescer, de deixar de ser conotado como “criança”.

Advertisements

One Response to ““Acessibilidade – Ver o mundo com outros olhos!””

  1. Bruno Giesteira Says:

    Muito bem Filipa,

    Com esta descrição – “Modelo Conceptual” – já conseguimos, por hipótese, trabalhar em equipa num design comum.
    Agora há que desenvolver um primeiro protótipo que assente nesta descrição e, em parceria com os potenciais utilizadores, ir refinando-o gráfica e tecnologicamente.

    Bom trabalho!
    Bruno Giesteira


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: