Sapo.pt

Tendo em conta a proposta feita na aula anterior, em que o objectivo é o de escolher um site de referência e analisá-lo tendo em conta a sua acessibilidade, usabilidade e emotividade, preferi analisar um site português de referência tanto para mim como para a maioria dos portugueses, o sapo.pt.

“O Sapo” (como é vulgarmente chamado) começou por ser um site de pesquisa. Hoje em dia, é, provavelmente, o site português mais utilizado para este serviço. No entanto, a recente reformulação do site trouxe grandes novidades, tendo acrescentado vários serviços aos já existentes.

Na minha opinião, o Sapo é um site português de referência. No entanto, gostaria de notar, desde já, a sua fraca preocupação em termos de acessibilidade. Enquanto navegava mais pormenorizadamente no sapo.pt tendo em vista esta análise, pude ver a falta de legendas nas imagens e vídeos e a sua não descrição; a fraca utilização de som e a falta de uma opção que melhore a acessibilidade consoante as necessidades especiais dos utilizadores mais incapacitados. No entanto, escolhi analisar este site porque penso ser uma das mais completas páginas web portuguesas tendo em conta a usabilidade e o design.

Embora ache o design pouco emotivo devido ao excessivo (na minha opinião) uso do verde, cor do logotipo do sapo.pt, penso que é um design que se adequa ao tipo de site. Assim sendo, o seu design simples facilita a navegação na página, visto ser um site com muitos serviços, como ja foi referido. No entanto, penso que deveria ser feito um mapeamento das secções, dando realçe às mais procuradas pelos visitantes do site. Esse mapeamento poderia ser feito, por exemplo, através da utilização de cores diferentes.

Em termos de usabilidade, considero o Sapo um site de fácil navegação, com diversos serviços e com um forte carácter multimodal (utiliza fotos, vídeos, música, etc). Penso que a divisão por secções facilita a busca do utilizador, dando especial destaque à secção de pesquisa e das notícias, a primeira no cimo da página e a última no centro, logo abaixo da secção de pesquisa. A pesquisa d’ o Sapo está muito bem organizada (tendo em conta que só recentemente este site começou a utilizar os seus próprios documentos, tendo deixado de recorrer aos serviços d’o Google), com alguns aspectos interessantes que gostaria de realçar, principalmente o facto de ser possível ao utilizador guardar directamente o resultado da pesquisa no seu computador em formato PDF. Acho, também, importante realçar o uso do serviço RSS, que facilita a divulgação de informação para os computadores pessoais dos utilizadores. No entanto, gostaria de notar, pelo lado negativo, o facto de ser dificil para o utilizador voltar à página inicial, visto esta opção ser dada apenas com o clique no logotipo do site ou então através da opção “voltar” do browser. Penso que seria importante a presença de um botão “voltar” na própria página para que o utilizador mais facilmente pudesse voltar à página inicial onde estão presentes, mais explicitamente, todos os conteúdos do site. Para além disso, penso que poderia ser dada ao utilizador a opção de personalizar a sua visita ao site, principalmente à página inicial, dando a opção de minimizar as diferentes secções, aquelas que menos lhe interessariam, facilitando o objectivo final.

Assim, nesta primeira análise, posso concluir que, embora seja necessária uma rápida melhoria em termos de acessibilidade, o Sapo tem todas as condições para apostar neste sector, podendo tornar-se, assim, num site muito melhor em termos de acesso e navegação por parte de pessoas com incapacidades.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: